POLÍTICA DE PRIVACIDADE

INFORMAÇÃO AOS TITULARES DOS DADOS PESSOAIS
Esta política de privacidade aplica-se especifica e exclusivamente ao serviço do START UP – Fitness & Health Club, Lda., com sede na Rua da Feira Nova nº397, 4625-003 Bem Viver – Marco de Canaveses;
O tratamento dos dados pessoais é realizado no estrito cumprimento da legislação de proteção de dados pessoais, nos termos do disposto no regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e Conselho de 27 de abril de 2016, que produz efeitos a 25 de maio de 2018, doravante referido com Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados ou RGPD e/ ou qualquer legislação que regule, complemente ou substitua a referida legislação. 
Quaisquer dados pessoais que sejam disponibilizados ao START UP serão entendidos como obtidos, tratados e transmitidos sob o estrito cumprimento do RGPD e da legislação nacional.

 

1.Que dados recolhemos dos nossos clientes, como os utilizamos e com que fundamento

Os dados fornecidos na relação estabelecida com a instituição são tratados em conformidade com os preceitos legalmente aplicáveis, sendo nomeadamente: 
− tratados de forma lícita, leal e transparente;
− recolhidos para finalidades determinadas, explícitas e legítimas e não serão tratados posteriormente de uma forma incompatível com essas finalidades; 
− adequados, pertinentes e limitados ao que é necessário relativamente às finalidades para as quais são tratados;
− exatos e, se necessário, atualizados, devendo ser tomadas as medidas adequadas para assegurar que sejam apagados ou retificados os dados inexatos ou incompletos, tendo em conta as finalidades para que foram recolhidos ou para que são tratados posteriormente; 
− conservados de forma a permitir a identificação dos seus titulares apenas durante o período estritamente necessário e dentro do legalmente permitido para a prossecução das finalidades de recolha ou do tratamento posterior. 

O START UP recolhe diversos tipos de dados pessoais em função das diferentes finalidades, recolhendo nomeadamente nome, data de nascimento, endereço de correio eletrónico, número de telefone, morada, NIF, IBAN. 

Os dados podem ser recolhidos através do site, facebook, por e-mail, contacto telefónico ou presencial, quer no START UP, quer noutros eventos/atividades fora das instalações mediante consentimento. O consentimento consiste numa manifestação livre, especifica, informada e explicita pela qual o titular dos dados aceita o tratamento dos mesmos. 

As finalidades do tratamento dos Dados Pessoais são as seguintes: 
a. Marketing: O START UP poderá utilizar o seu endereço de correio eletrónico ou número de telefone, para comunicar consigo, enviando-lhe e-mail ou SMS, nomeadamente sobre:
– Divulgação de novos produtos, serviços e atividades, tais como workshops, cursos intensivos, festivais e outros eventos;
– Informação de artigos e conteúdos sobre a atividade física e saúde, em consonância com os serviços que adquire ou suas preferências, Ex: nutrição, perda de peso, clinicas, etc;
– Informação de campanhas, promoções ou descontos;
b. Comunicação: o hmc poderá utilizar os seus dados pessoais para comunicar consigo para os efeitos decorrentes do cumprimento do contrato, como avisos de encerramento de aulas e outras informações decorrentes do contrato, envio de notícias relacionadas com serviços e produtos, envio de convites, bem como para prestar assistência em aspetos relacionados com apoio ao cliente (inclusive para responder e tratar pedidos ou reclamações);
c. Informações: O tratamento dos dados é realizado com vista à resposta dos pedidos de informação, quer se relacionem com campanhas e ofertas, promoção de serviços ou produtos, divulgação de eventos ou outra questão que tenha originado o contacto;
d. Avaliação da qualidade dos serviços: A recolha de opinião dos utilizadores sobre a experiência proporcionada pelo START UP, ajuda a melhorar continuamente a experiência do utilizador.
Recolha e tratamento de dados pessoais de menores:
Os dados pessoais dos menores de idade são recolhidos e processados com o consentimento prévio dos seus representantes legais. Os representantes legais têm o direito de aceder à informação e/ou solicitar a eliminação dos dados.
O START UP não recolhe intencionalmente informação pessoal de menores de 18 anos. Se detetar que recolhe, de forma involuntária, informação pessoal de menores de 18 anos, o START UP tomará as medidas necessárias para eliminar a informação o mais rapidamente possível, exceto se for obrigada pela legislação aplicável a conservá-la.

4. Quem são os destinatários dos seus dados

Em alguns casos podemos divulgar os seus dados pessoais a outras entidades, no âmbito de serviços prestados por estas, como sejam gestão de softwares, prestação de serviços relacionados com fitness ou direcionamento de campanhas publicitárias em função de hábitos e preferências. Nesses casos, exigimos que tenham em vigor as medidas de segurança adequadas para proteger os seus dados pessoais.  

Quando exigido por lei, poderemos ter que divulgar os seus dados pessoais a autoridades ou  terceiros, sendo que nesses casos o nosso controlo sobre como são protegidos os seus dados  pessoais é limitado.

5. Onde armazenamos os seus dados

Os dados serão processados e armazenados informaticamente e/ou em suporte de papel.
O START UP guarda em servidores que se encontram em ambiente seguro, protegidos de acessos não autorizados, uso ou divulgação os dados pessoais que o utilizador fornece.
O START UP adota os procedimentos técnicos, eletrónicos e organizativos necessários e adequados a garantir a segurança dos seus dados pessoais e para prevenir a sua perda, má utilização ou acesso indevido.
O START UP revê frequentemente as suas políticas de recolha, armazenamento e processamento de dados para garantir que apenas recolhe, armazena e processa a informação indispensável à prestação ou melhoria dos serviços.
O START UP adota os procedimentos adequados para garantir que a sua informação é certa, completa e atual, mas depende do utilizador atualizar ou corrigir a sua informação pessoal quando necessário.
Os dados pessoais são tratados com o grau de proteção legalmente exigível para garantir a segurança dos mesmos e evitar a sua alteração, perda, tratamento ou acesso não autorizado.
O acesso à informação apenas está acessível aos colaboradores que tenham estrita necessidade para a prossecução das suas tarefas.
Eventual documentação cedida em suporte físico é cuidadosamente guardada em armário próprio, com acesso condicionado e controlado pelo responsável da mesma. Sempre que não se torna necessário o seu arquivo, os documentos são destruídos de forma irreversível.
Alertamos, contudo, para que os titulares que navegam na internet adotem medidas adicionais de segurança, tais como a utilização de hardware ou software devidamente autenticado, licenciado e protegido (através do uso de antivírus, firewall etc).

6.Quais são os seus direitos quando nos faculta os seus dados

Poderá exercer, a qualquer momento, os direitos de acesso, retificação, limitação, oposição e apagamento dos seus dados pessoais, com as limitações previstas na legislação aplicável, mediante pedido por escrito, a ser remetido através do endereço de e-mail: info@start-up.pt, ou carta para: Rua da Feira Nova nº397, 4625-003 – Marco de Canaveses.
Pode ainda, nos termos da lei aplicável, dirigir reclamações junto da Autoridade de Controlo legalmente estabelecida.

7. Por quanto tempo armazenamos os seus dados

Os dados pessoais são conservados durante os prazos legais de prescrição subjacentes aos direitos respetivos, durante os prazos legais de manutenção de registos contabilísticos e de faturação, bem como durante os prazos legais de manutenção e arquivo de reclamações. No que respeita aos dados pessoais cuja manutenção não é necessária para os efeitos referidos, os mesmos serão conservados até ao momento em que deixem de ser válidas as finalidades para as quais são recolhidos e tratados. Para a finalidade de marketing direto, os dados serão conservados e utilizados para aqueles efeitos pelo prazo de 2 anos após o termo de vigência da última das relações contratuais mantidas com a entidade do START UP em causa. Caso, na data da eliminação dos dados existam questões ou litígios em aberto, os dados não serão apagados na medida em que sejam necessários para o START UP exercer os seus direitos, judicial ou extrajudicialmente. No caso de dados cujo tratamento depende do consentimento do titular, os mesmos são conservados até à retirada desse consentimento.
Uma vez atingido o prazo máximo de conservação ou retirado o seu consentimento, quando este for necessário, os seus dados pessoais serão anonimizados ou destruídos/eliminados de forma segura.

8.Garantias e Advertências

O titular dos dados garante que os Dados Pessoais comunicados ao START UP são certos e exatos e compromete-se a notificar qualquer alteração ou modificação aos mesmos e assume responsabilidade exclusiva pelas perdas e danos causados pela comunicação errónea, inexata ou incompleta dos dados.
O titular dos dados fica expressamente advertido que ao revelar dados pessoais em meios públicos do START UP como Facebook e Instagram, esta informação poderá ser vista e utilizada por terceiros. O START UP não lê nenhuma comunicação pessoal publicada nas páginas web próprias dos seus clientes. Reservamo-nos no direito de, a qualquer momento, atualizar ou ajustar a presente política de privacidade, publicitando esse facto no nosso website, que pode consultar a qualquer altura para que tenha sempre conhecimento das novas regras estabelecidas.

 

Em alguns casos podemos divulgar os seus dados pessoais a outras entidades, no âmbito de serviços prestados por estas, como sejam gestão de softwares, prestação de serviços relacionados com fitness ou direcionamento de campanhas publicitárias em função de hábitos e preferências. Nesses casos, exigimos que tenham em vigor as medidas de segurança adequadas para proteger os seus dados pessoais.  

Quando exigido por lei, poderemos ter que divulgar os seus dados pessoais a autoridades ou  terceiros, sendo que nesses casos o nosso controlo sobre como são protegidos os seus dados  pessoais é limitado.